quarta-feira, 11 de maio de 2016

Questão 40 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Legislação e Ética Profissional

Considerando-se o Código de Ética Profissional do Contador, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
II. No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
III. No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.

Estão CORRETOS os itens:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário ter conhecimento do Código de Ética Profissional do Contador, regulamentado pela Resolução n.º 803/96 (atualizada). Entretanto, creio que com bom senso também dá para ganhar o ponto dessa questão, pois é até que óbvio o julgamento de cada item.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para encontrarmos a alternativa CORRETA de forma fundamentada.

Item “I”: No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade exercer a profissão quando impedido ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos.
Está CORRETO, pois lá na Resolução n.º 803/96, no artigo 3º que trata das proibições no desempenho das funções, diz o seguinte:
“Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (...)
V – exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos;”

Item “II”: No desempenho de suas funções, é vedado ao profissional da contabilidade manter organização contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente.
Está CORRETO, pois lá na Resolução n.º 803/96, no artigo 3º que trata das proibições do desempenho das funções, diz o seguinte:
“Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (...)
VI – manter Organização Contábil sob forma não autorizada pela legislação pertinente;”

Item “III”: No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da contabilidade valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
Está INCORRETO, pois lá na Resolução n.º 803/96, no artigo 3º que trata das proibições do desempenho das funções, diz o seguinte:
“Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (...)
VII – valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber”
Ou seja, no item III está escrito que é “permitido”, mas na verdade é “proibido” ou “vedado”.

Sendo assim, estão CORRETOS apenas os itens I e II.

Resposta: letra “A”!

Acesse e leia a Resolução n.º 803/96 atualizada na íntegra! Clique no link abaixo:
- Resolução n.º 803/96 atualizada


Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário