sábado, 7 de maio de 2016

Questão 38 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Princípios e Normas

De acordo com o disposto na NBC TG 23 (R1) – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O efeito da mudança de estimativa comporta aplicação retrospectiva, no caso de aplicação praticável, resultando no ajuste dos saldos anteriores impactados pela mudança.
II. A mudança na estimativa de vida útil de um ativo depreciável deve ser tratada como mudança de política contábil com aplicação retrospectiva, quando praticável.
III. Na aplicação da mudança de uma política contábil de forma retrospectiva, quando for exigida e praticável, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) III, apenas.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento na NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item para encontrarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: O efeito da mudança de estimativa comporta aplicação retrospectiva, no caso de aplicação praticável, resultando no ajuste dos saldos anteriores impactados pela mudança.
Está INCORRETO, pois mudança de estimativa não comporta aplicação retrospectiva e sim prospectivo, ou seja, não precisarei mudar o passado e sim daqui por diante. Leia o item 38 na NBC TG 23 que trata desse assunto.  

Item “II”: A mudança na estimativa de vida útil de um ativo depreciável deve ser tratada como mudança de política contábil com aplicação retrospectiva, quando praticável.
Está INCORRETO, pois mudança de estimativa não comporta aplicação retrospectiva e sim prospectivo, ou seja, não precisarei mudar o passado e sim daqui por diante. É o mesmo caso do item anterior (item “I” dessa questão). Leia o item 38 na NBC TG 23 que trata desse assunto.  

Item “III”: Na aplicação da mudança de uma política contábil de forma retrospectiva, quando for exigida e praticável, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado.
Está CORRETO, pois mudança de política contábil comporta aplicação retrospectiva, ou seja, precisarei voltar lá atrás e mudar o passado na contabilidade. Leia os itens de 19 a 31 na NBC TG 23 que trata desse assunto.  

Sendo assim, está CORRETO apenas o item III.

Resposta: letra “D”!

Acesse e leia a NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro na íntegra! Clique no link abaixo:

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário