sexta-feira, 6 de maio de 2016

Questão 37 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Princípios e Normas

De acordo com a Resolução n.º 750/93, com redação dada pela Resolução CFC n.º 1.282/10, relacione os Princípios de Contabilidade, elencados na primeira coluna, com a respectiva descrição, apresentada na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(clique na imagem para ampliar)
A sequência CORRETA é:
a) 3, 1, 2.
b) 1, 3, 2.
c) 2, 1, 3.
d) 1, 2, 3.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário ter conhecimento dos Princípios de Contabilidade, que é a Resolução n.º 750/93 atualizada com a Resolução n.º 1.282/10. Nessa norma temos todos os princípios de forma explicada.

Vamos ver como cada princípio da questão está apresentado na norma:

1) Princípio da Competência:  
“Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.”

2) Princípio da Entidade:  
“Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”

3) Princípio da Oportunidade:  
“Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.     
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.”

Sendo assim, a sequência CORRETA é 3, 1, 2.

Resposta: letra “A”!

Acesse e leia a Resolução n.º 750/93 atualizada com a Resolução n.º 1.282/10 na íntegra! Clique no link abaixo:

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário