quinta-feira, 5 de maio de 2016

Questão 36 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Teoria da Contabilidade

De acordo com a definição de Ativo, constante na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.

A sequência CORRETA é:
a) F, F, F, F.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) V, V, V, V.

Resolução em texto:

Bom, para resolver essa questão é necessário não só ter um pouco de conhecimento na NBC TG Estrutura Conceital, como também da NBC TG 27 – Ativo Imobilizado, NBC TG 06 – Operações de Arrendamento Mercantil, NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos e NBC TG 04 – Ativo Intangível.

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando cada item (se Verdadeiro ou Falso) para encontrarmos a alternativa CORRETA.

Item “I”: Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
É FALSO, pois o Ativo não necessariamente tem que ser descartado fisicamente para só depois baixar na contabilidade, a partir do momento que ele não está mais em condições de uso, então já podemos baixa-lo. (Fonte: NBC TG 27)

Item “II”: Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
É FALSO, pois o Ativo não necessariamente tem que ser de propriedade da entidade, pode não ser da entidade, pois o que importa é o controle. No caso do arrendamento financeiro, o arrendatário é quem controla o recurso (tem a responsabilidade sobre ele, sobre os riscos, perdas, manutenções e benefícios), e mesmo não sendo de sua propriedade, deve-se reconhecer como ativo. (Fonte: NBC TG 06)

Item “III”: A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
É FALSO, pois se a alteração do ativo provocar mudanças significativas na capacidade de geração de fluxos de caixa futuros, a revisão de seu valor recuperável se faz necessário. (Fonte: NBC TG 01)

Item “IV”: Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
É FALSO, pois o controle da empresa sobre os eventuais benefícios econômicos futuros gerado por esses conhecimentos das pessoas não é suficiente para se enquadrar como ativo intangível. (Fonte: NBC TG 04)

Sendo assim, ficou F, F, F, F.

Resposta: letra “A”!

Acesse e leia as NBCs na íntegra! Clique no link abaixo:

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário