segunda-feira, 11 de abril de 2016

Questão 22 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel – Contabilidade Aplicada ao Setor Público

De acordo com a NBC T 16 – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, especificamente à Depreciação, Amortização e Exaustão, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Depreciação é a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
II. Valor residual é o montante líquido que a entidade, com razoável segurança, espera obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.
III. Amortização é a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
IV. Valor líquido contábil é o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.

A sequência CORRETA é:

a) F, F, F, V.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) V, V, V, V.

Resolução em texto:

Queridos, apesar de ser uma norma aplicada ao Setor Público, no tratamento em relação à Depreciação, Amortização e Exaustão, segue o mesmo raciocínio que para uma empresa comum, ok?!

Então, vamos lá no nosso passo a passo analisando e julgando item a item.

Item I: é verdadeiro, pois lá na NBC TG 16.9, na parte de Definições diz o seguinte:
Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.”

Item II: é verdadeiro, pois lá na NBC TG 16.9, na parte de Definições diz o seguinte:
Valor residual: o montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.”

Item III: é verdadeiro, pois lá na NBC TG 16.9, na parte de Definições diz o seguinte:
 Amortização: a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.”

Item IV: é verdadeiro, pois lá na NBC TG 16.9, na parte de Definições diz o seguinte:
Valor líquido contábil: o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada”

Sendo assim, todas estão verdadeiras!

Resposta: letra “D”!

Baixe e leia a NBC T 16.9 na íntegra! Clique no link abaixo:

Deus abençoe!
Sucesso!
Yasmin

4 comentários:

  1. Parabéns querida! Você é um anjo. Obrigada. Deus abençoe e proteja sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Lucia! Deus te abençoe grandemente também! Agradeço pelo carinho! :D

      Excluir