quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Questão 04 - CRC 02/2015 - Prova de Bacharel - Contabilidade Geral

A NBC TG 26 (R2) – Apresentação das Demonstrações Contábeis estabelece que as notas explicativas devem apresentar informação acerca das políticas contábeis específicas utilizadas na elaboração das demonstrações contábeis.

Acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta o exemplo de divulgação de política contábil aplicado aos estoques que contemple apenas os registros de divulgação, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

a) Os estoques foram adquiridos e incorporados ao ativo da companhia a partir de um processo de compra, devidamente atestado pela área de controle interno da companhia. Periodicamente é avaliada a existência de itens a serem colocados em liquidação. O preço de venda é determinado a partir da identificação das despesas variáveis e fixas.
b) Os estoques foram mensurados pelo custo de aquisição ou pelo valor realizável líquido, o que for menor. Para efeito de determinação do custo, a empresa adotou a média ponderada. Periodicamente, é avaliada a existência de perdas na realização de estoques por quebras, danos, prazo de validade ou outros fatores.
c) Os estoques são contabilizados diariamente, de acordo com as entradas no local de destinação para venda. As notas fiscais equivalentes a cada estocagem são contabilizadas, verificando-se a existência de tributos recuperáveis, fretes ou outros custos adicionais. Em médias, as mercadorias são adquiridas para pagamento em 40 dias e são negociadas em um prazo médio de 20 dias.
d) Os estoques são demonstrados pelo custo de aquisição líquido das perdas por realizações identificadas, quando ao valor do custo de aquisição for superior ao valor justos dos itens estocados. As perdas estimadas são calculadas e reconhecidas pelo Regime de Competência. A baixa dos estoques é calculada por um dos métodos de valoração permitidos pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Resolução em vídeo:


Resposta: letra “B”!

Baixe a resolução em PDF no link abaixo:

Fiquem com Deus!
Sucesso!
Yasmin

5 comentários: