quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Passo-a-passo para Estudar e se Preparar para o Exame de Suficiência do CRC

Olá meus queridos!

Sempre quando sai o edital do Exame de Suficiência do CRC, muitos de vocês me perguntam por onde começar a estudar e se preparar para a prova.

Bom, listei alguns passos importantes que julgo fazer toda a diferença na sua preparação. Lógico que, organização e dedicação é alma do sucesso, mas se você já tem isso, porém não sabe por onde começar, veja os passos abaixo:

1) Leia o Edital!

Pode parecer besteira, mas muita gente não lê. Chega no dia da prova e nem sabe se pode ou não levar calculadora, se a prova é pela manhã ou à tarde, deixando várias informações para última hora. Então, lembre-se: O EDITAL É SEU MAPA DA MINA!

Leia-o, analise-o, grife-o com marcador amarelo destacando as partes mais importantes para reler antes do dia do exame.

Para quem não sabe analisar o edital, já fiz alguns vídeos analisando-os e separei um exemplo que você pode encontrar nesse link

2) Monte um Cronograma de Estudos!

Tenha um cronograma de estudos conforme a sua disponibilidade. Não adianta achar que pode passar sem se dedicar, não estudando nada, ou achar que pode estudar 3 horas por dia se você só apenas 1 hora. Seja realista!

a) Primeiro, é necessário que você visualize as suas atividades da semana e monte um quadro geral para saber quais dias e horários estão livres para se estudar. Para montar um é bem simples: pegue um papel e caneta ou abra uma planilha de Excel e liste todas as atividades da sua semana, desde de quando acorda até quando vai dormir. Em seguida, analise quantas horas por dia você poderá se dedicar à sua preparação e, baseado nessa quantidade de horas, você poderá selecionar quais matérias estará estudando a cada dia. Já comentei sobre o quadro geral de estudo aqui no blog, nesse link.

b) Segundo, tendo em mente a sua disponibilidade, selecione quais são as matérias que estudará naquele dia ou naquela semana, quais são as questões que irá resolver, qual dia será separado para fazer revisão e etc, montando finalmente o seu cronograma de estudos. Já comentei sobre o cronograma de estudos aqui no blog, nesse link.

No Youtube existem diversos vídeos ensinando a montar um... porém, quero lembrar que são apenas modelos pois o cronograma é algo muito individual, pois atenderá às suas necessidades. Personalize-o como quiser!

Independente se você estudará sozinho, em cursinho presencial ou online, ou até mesmo com vídeo-aulas pelo youtube, a organização será essencial para uma boa preparação.

3) Priorize as matérias que mais caem no exame!

Não adianta estudar um monte de coisas que não caem ou que só caem de vez em quando. Saiba priorizar o seu tempo!

Já sabemos que o que mais cai no exame é Contabilidade Geral, Normas, Custos... Porém também não podemos nos esquecer das outras matérias e garantir valiosos pontos com elas, como no caso de Português, Matemática Financeira e etc.

Priorize também, dentro das que caem mais, aquelas que você tem mais dificuldades, por exemplo, se você tem facilidade com Contabilidade Geral e não tem com Custos, reserve menos tempo de estudo para a primeira e mais tempo para a segunda, e assim por diante.
Você pode se basear na proporção de questões por matérias que caem no exame. Você pode encontrar essa listagem e conta aqui no blog, nesse link.

Ah, e lembre-se que todo o conteúdo estudado deve estar alinhado ao que se exige no edital. Não adianta perder tempo estudando assunto que não vai cair! Otimize seu tempo!

4) Resolva bastante questões de provas anteriores!

Não adianta só ficar revisando a teoria e se esquecer da prática! Pelo contrário, quem já está mais ou menos afiado na teoria, sugiro até que se estude só por questões.

Se não for o seu caso, intercale entre teoria e prática, como por exemplo, se você estuda 1 hora por dia, estude meia hora de teoria e meia hora pratique a resolução das questões. 

Ou então estudar essa 1 hora por dia de teoria e utilizar outros pequenos intervalos para resolver questões, como por exemplo, usar meia hora do horário do almoço e depois reservar um dia da semana só para resolver questões. Vamos aos exemplos abaixo:

a)    Estudando 1 hora por dia de segunda a sábado:
(clique na imagem para ampliar)
b)    Estudando 1 hora por dia de segunda a sábado e usando o horário de almoço:
(clique na imagem para ampliar)
(Obs: são apenas exemplos, não significa que são o modelo ideal de estudos. Se você tiver mais disponibilidade para estudar (mais de 1 hora por dia), melhor ainda. Eu acredito que o “mínimo” deve ser de pelo menos 1 hora diária, para aqueles que ainda estão terminando a graduação ou para aqueles que trabalham, que tem outras atividades e que não dispõem de tanto tempo para a preparação.) 

Vocês viram como deixei claro que resolver questões é muito importante não é?! Então, vamos resolver questões até a mão ficar doendo...hehehe.

Imprima de 3 a 4 provas anteriores, encaderne (para não ficar folhas soltas e bagunçadas) e tenha sempre a mão para resolvê-las.  Veja como eu imprimo duas páginas por folha e frente-e-verso (para economizar espaço e folhas):

(clique na imagem para ampliar)
Você pode baixar e imprimir as provas anteriores aqui mesmo no blog, clicando nesse link.

5) Tenha comprometimento com seus estudos!

Não adianta nada se organizar, preparar seu cronograma, separar provas anteriores para resolver as questões e não partir para ação que é: ESTUDAR, ESTUDAR, e ESTUDAR. Você tem que cumprir com o que se planejou! Tem que ter comprometimento com a sua aprovação! Tem que pagar o preço por isso com o seu esforço!

Se por ventura um dos dias você não conseguir cumprir com o seu cronograma, compense nos dias seguintes. Se você tiver mais tempo para estudar, melhor ainda! Monte seu cronograma conforme sua disponibilidade, mas lembre-se, é necessário se dedicar e se comprometer realmente com a sua preparação. Não adianta achar que vai passar na sorte! A sorte virá para os que estiverem bem preparados e tiverem se dedicado, e aí não será sorte, será a recompensa pelo seu esforço!

Só depende de você e tenho certeza de que você é capaz!

Faça a sua parte que Deus fará a dele!

Bons estudos!
Sucesso!
Yasmin

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou! Resolvi aprofundar essas dicas fazendo a série de 10 Passos para Passar no Exame. Espero que goste também! Bjsss

      Excluir
  2. Adorei as dicas. Vou me preparar para o exame de outubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Se prepare sim e tudo dará certo! Bons estudos! Bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Lucicleia! Que bom que gostou! Abraços, Profª Yasmin

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada Anderson! Que bom que gostou! Abraços, Profª Yasmin

      Excluir
  5. Parabéns pelas dicas! vou coloca-la em ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Faça isso sim, você só tem a ganhar! Abraços, Profª Yasmin =D

      Excluir
  6. Respostas
    1. Que bom que gostou Cícero! Abraços e bons estudos! =D

      Excluir
  7. Obrigada pelas dicas. Muito bem colocada

    ResponderExcluir
  8. Já montei o meu cronograma de estudo quero fazer bonito, apesar de meu tempo ser curto para os estudos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.

    Adorei o blog, encontrei tudo que precisava aqui. Nó ano de 2015, na ultima prova de Técnico em Contabilidade eu passei resolvendo exercícios das provas anteriores e quando eu não sabia a teoria de algum exercício, aí que eu parava pra ler a respeito.
    Mas também não sei se dessa forma vai funcionar para prova de Contador.

    Mais uma vez obrigada pela generosidade em nos fornecer tão preciosas informações.

    Que Jesus te abençoe grandemente!
    Abçs
    Nayane Faria

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, já prestei 3 vezes e não consigo passar, faço os exercícios das provas anteriores com os professores no youtube mais quando vou pegar outra prova pra fazer sozinha não consigo, as formula são sempre diferentes, em que pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir