domingo, 1 de março de 2015

Questão 37 - CRC 02/2014 - Prova de Bacharel

De acordo com o que determina a NBC PG 100 Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade, a respeito do sigilo profissional, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A necessidade de se cumprir o princípio do sigilo profissional encerra-se após cinco anos, contados a partir do término das relações entre o profissional da Contabilidade e seu cliente ou empregador.
II. O profissional da Contabilidade deve tomar as providências adequadas para assegurar que o pessoal da sua equipe de trabalho respeite o dever de sigilo do profissional da Contabilidade.
III. O profissional da Contabilidade deve manter o sigilo das informações obtidas no exercício profissional, inclusive no ambiente social, e permanecer alerta à possibilidade de divulgação involuntária de informações sigilosas de seus clientes, a familiares.

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns):
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.

Resolução descritiva abaixo:

Pessoal, conforme já mencionei na questões 36, a NBC PG 100 – Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade, traz, basicamente, os conceitos sobre os “5 Princípios Éticos”, que são: Integridade, Objetividade, Competência profissional e devido zelo, Sigilo profissional e Comportamento Profissional.

Essa questão de nº 38 traz conceitos sobre o “Princípio do Sigilo Profissional”, que está descrito na “Seção 140” da norma.
Abaixo transcrevi a “Seção 140”, destacando as partes que nos interessa nesse questão:

Seção 140 – Sigilo profissional
140.1 O princípio do sigilo profissional impõe a todos os profissionais da contabilidade a obrigação de abster-se de:
(a) divulgar fora da firma ou da organização empregadora informações sigilosas obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais, sem estar prévia e especificamente autorizado pelo cliente, por escrito, a menos que haja um direito ou dever legal ou profissional de divulgação; e
(b) usar, para si ou para outrem, informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais para obtenção de vantagem pessoal.
140.2 O profissional da contabilidade deve manter sigilo, inclusive no ambiente social, permanecendo alerta à possibilidade de divulgação involuntária de informações sigilosas de seus clientes, especialmente a colega de trabalho próximo ou a familiar próximo ou imediato.
140.3 O profissional da contabilidade deve manter sigilo das informações divulgadas por cliente potencial ou empregador.
140.4 O profissional da contabilidade deve manter sigilo das informações dentro da firma ou organização empregadora.
140.5 O profissional da contabilidade deve tomar as providências adequadas para assegurar que o pessoal da sua equipe de trabalho, assim como as pessoas das quais são obtidas assessoria e assistência, também, respeitem o dever de sigilo do profissional da contabilidade.
140.6 A necessidade de cumprir o princípio do sigilo profissional permanece mesmo após o término das relações entre o profissional da contabilidade e seu cliente ou empregador. Quando o profissional da contabilidade mudar de emprego ou obtiver novo cliente, ele pode usar sua experiência anterior. Contudo, ele não deve usar ou divulgar nenhuma informação confidencial obtida ou recebida em decorrência de relacionamento profissional ou comercial.

Analisando cada item da questão, fica assim:

Item I: Incorreto! Pois está indo contra a seção 140.6 da norma, que diz que se dever permanecer com o sigilo profissional, mesmo após o termino das relações profissionais.
Item II: Correto! Pois está de acordo com a seção 140.5
Item III: Correto! Pois está de acordo com a seção 140.2

Logo, apenas os itens II e III é que estão corretos!
Alternativa da letra “C”!

Dica: Aprendam os conceitos dos 5 princípios, pois há chances de cair no próximo exame.   ;-)

Para quem ainda não tem a NBC PG 100, baixe no link:

Fiquem com Deus!
Até mais!
Yasmin

Nenhum comentário:

Postar um comentário