segunda-feira, 9 de março de 2015

Questão 03 - CRC 02/2014 - Prova de Bacharel

De acordo com a NBC TG 26 (R1) Apresentação das Demonstrações Contábeis, são exemplos de informações apresentadas na Demonstração do Resultado Abrangente, EXCETO:

a) ajustes de conversão do período.
b) aumento de capital em dinheiro.
c) equivalência patrimonial sobre ganhos abrangentes de coligadas.
d) realização da reserva de reavaliação.

Resolução:

Essa questão trata de conceitos básicos sobre a DRA (Demonstração do Resultado Abrangente). Mas, o que é a DRA?...Lá na NBC TG 26, no item 7, que trata de definições, diz o seguinte:

Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Resultado abrangente compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.”

Se no conceito já diz que não resulta de transações com os sócios, logo, o aumento de capital social em dinheiro não entra...pois é uma transação diretamente com os sócios. Então, a letra B já seria a opção de "EXCETO".

Mas, até aqui, sinto que a DRA pode não estar tá clara na sua mente...e você, possivelmente, pode estar confundindo DRA com DRE. Vamos clarear mais a mente então???

Prosseguindo, não podemos confundir DRA com DRE pois:

Resultado do período é o total das receitas deduzido das despesas, exceto os itens reconhecidos como outros resultados abrangentes no patrimônio líquido.”

A DRA vai além da DRE, pois além de considerar o lucro do período, ela considera também outros “resultados abrangentes”. E o que seriam esses “outros resultados abrangentes”??? Vejamos de forma resumida, lá na norma, também no item 7, que trata de definições:

“Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelas normas, interpretações e comunicados técnicos emitidos pelo CFC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:
(a)variações na reserva de reavaliação quando permitidas legalmente;
(b)    ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos;
(c) ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior;
(d)    ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda;
(e)efetiva parcela de ganhos ou perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa.”

Tendo isso em mente, a informação que não entra na DRA é a da letra “B” mesmo.
Espero que tenha ficado mais claro!...hehehe

Para quem ainda não tem a NBC TG 26 (R1) Apresentação das Demonstrações Contábeis, baixe no link:

Fiquem com Deus!
Até mais!
Yasmin


Nenhum comentário:

Postar um comentário